Abertura

Quem somos

Atividades

Notícias

Formação

Membros

Biblioteca

Contato

FREUDTAG / 2010
 foto de Freud
Dia 6 de maio, dia do aniversário de nascimento de Sigmund Freud, tornou-se para nós um Freudtag. Através desse sintagma memoramos seu natalício e, por extensão, sua vida e sua obra, mas não só. Seguindo a indicação de seu nome, acreditamos ser esse um dia para festejarmos também a alegria (freude) com os amigos (freund), com os amigos da Psicanálise desde logo.
Freud construiu sua teoria apoiado em sua prática e na interlocução com os colegas, muitas dessas por via epistolar. Pois este encontro festivo, iniciado ainda no ano  de 2002,  com a participação de colegas de outras instituições, dar-se-á sempre em torno às suas cartas. Arbeit que nos possibilita ir adiante no desbravamento do inconsciente sempre impossível. Queremos que essa atividade esteja sempre aberta ao apoio e participação de outras instituições. Aí ergueremos um brinde ao seu trabalho.

Em 2010, buscando uma maior abertura da Psicanálise, faremos a memoração do natalício de Freud, em 1856, em um lugar público, na Saraiva MegaStore do Moinhos Shopping, em Porto alegre.

Para esta atividade, contamos já com a solidariedade da Red de Red de Psicoanalistas - Rosário, AR e Grupo seminário de Psicoanálisis - Rafaela, AR. E continuamos abertos para o apoio de outras instituições que desejem estar conosco nesta homenagem, seja pessoal ou virtualmente.


Pedimos aqueles que queiram ler alguma das cartas de Freud, ou mesmo apenas um trecho, que nos avisem com antecedência para melhor nos organizarmos.

FREUDTAG / 2010
Dia 6 de maio de 2010
das 19h30 às 21h
Saraiva MegaStore
Moinhos Shopping

Olavo Barreto Vianna, 36 – 3º piso
Porto Alegre - RS - Brasil










Além das instituições acima mencionadas, nesse Freudtag/2010, recebemos ainda cartas de solidariedade do psicanalista e escritor Julio Conte, nosso conterrâneo, e dos psicanalistas Juan Carlos Mosca e Beatriz Duró, de Buenos Aires e Montevidéu, respectivamente.

Aqui, em Porto Alegre, fomos muito bem recebidos pela Saraiva MegaStore que, além de montar uma mesa com as últimas traduções da obra de Freud, além de títulos de diversos psicanalistas locais e derredores, ofereceu a todos uma taça de espumante (na verdade tantas quanto cada um quisesse). Na abertura do ato memorativo, Luiz-Olyntho Telles da Silva fez uma brevíssima exposição sobre a importância da audição, quando ressaltou a inusitada capacidade de ouvir aos outros, de Freud, tal como relatada por Ernest Jones, coisa nada comum naqueles dias. Se hoje há uma maior disposição para a escuta, a Psicanálise nos ajuda a saber o que fazer com o que se escuta. Depois, diversos colegas leram trechos de cartas onde se destacaram diversos aspectos das preocupações de nosso mestre.



Assista aqui um vídeo do Freudtag em Rosário, Argentina
(1ª parte) (2ª parte) (3ª parte)


Abertas as inscrições

para  uma

nova turma de

Formação em Psicanálise

em 2010



Vista parcial da audiência

 
Maristela Leivas


Ester Menda


Marisa Warpechowski


Luiz-Olyntho conversando com Renan Moura